Trabalho do 2.º Escalão
Instituto D. João V (Pombal)
Um Chorão que dá Frutos
Com o propósito de construir uma árvore com embalagens Tetra Pak, foi solicitada a toda a comunidade escolar que trouxesse para a escola as embalagens vazias.
Após a recolha, e, no dia marcado para o início da construção, começou-se a erigir a árvore, com a colaboração de alunos do oitavo ano, de forma mais regular e algumas colaborações pontuais de alunos do quinto ano e nono ano.
Para o tronco utilizámos embalagens de leite matinal, pois são redondas e isso permitia-nos erguer um tronco com a forma pretendida. Na tentativa de construir uma árvore, o mais ecológica possível, as embalagens foram recortadas no fundo e encaixadas umas nas outras, utilizou-se um suporte no meio da estrutura para evitar que caísse e permitir que a árvore fosse mais alta. Quando a árvore atingiu a altura pretendida, foram inclinadas algumas embalagens e colocadas mais algumas, enfiadas em canas, para tornar a copa da árvore mais frondosa.
Como pretendíamos um chorão, foram feitas tiras com as embalagens recortadas e estas foram aplicadas nos troncos da copa (com agrafos). Em algumas destas tiras foram colocados os frutos, noutras foram colocados cartuchos, feitos com embalagens abertas e enroladas, para dar a ideia de folhas pendentes, tais como as dos chorões.
No final da construção, foi colocado junto à base, um círculo de embalagens, dando a ideia de um canteiro, onde “nasceram” flores de tiras de embalagens com “olhos” de tampas de garrafas de leite matinal.
Esta é a Memória descritiva da construção da árvore com embalagens de Tetra Pak, do Instituto D. João V.