Trabalho do 2.º Escalão
Escola Secundária/3 de Castro Daire (Castro Daire)
Na construção da árvore, no âmbito do Concurso: “Sim, Criar Uma Árvore Dá Frutos”, estiveram envolvidos todos os alunos do 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, uma vez que foi feita uma ação de sensibilização para a recolha das embalagens Tetra Pack necessárias para a construção da árvore, assim como para a construção dos frutos. A elaboração da referida árvore envolveu cinco etapas:
1ª Etapa: DIVULGAÇÃO/SENSIBILIZAÇÃO - esta etapa foi feita numa primeira fase junto dos alunos das diferentes turmas, pelos alunos do Clube Eco – Escolas, tendo sido elaborado um documento para o efeito que relatava o objetivo do trabalho.
2ª Etapa: RECOLHA DAS EMBALAGENS – os alunos interessados recolheram embalagens nas suas casas, assim como na dos seus familiares e vizinhos. Entregaram as embalagens conseguidas a uma assistente operacional, que por sua vez, as entregou à professora responsável pelo Concurso.
3ª Etapa: ESBOÇO DA ÁRVORE – uma vez que os alunos que fazem parte do Clube Eco – Escolas pertencem a várias turmas, num total de vinte e dois alunos, foi-lhes proposto pela professora responsável que realizassem um esboço da árvore, com base na árvore apresentada no cartaz oficial para divulgação do concurso.
A ideia para a construção surgiu a partir de frases mencionadas por duas alunas: “ E se fizesse-mos o esqueleto da árvore em ferro? Depois podemos revestir os ramos com embalagens Tetra Pack em tons de verde, e o tronco com embalagens em tons de castanho. O que acham?
Os alunos consideraram estas ideias como um mote para a construção da árvore, e começaram a selecionar as embalagens que preenchiam os requisitos apresentados. Posteriormente, surgiu uma nova ideia por parte de uma aluna: “Podemos também revestir a base do esqueleto de ferr,o com embalagens que tenham um pasto verde e umas vaquinhas a pastar. Pois assim, dá a sensação que a nossa árvore está inserida num campo verde, com animais à volta, livres, e a pastar?” Esta ideia foi bem aceite, e os alunos começaram a selecionar as embalagens para o efeito.
4ª Etapa: CONSTRUÇÃO DA ÁRVORE – os alunos começaram pelo esqueleto, que foi elaborado através de finas barras de ferro. De seguida, por revestir o tronco, e para tal utilizaram o interior das embalagens Tetra Pack, que posteriormente foram revestidas com embalagens de 250 ml de leite com chocolate, para conferir a tonalidade castanha, que é característica do tronco de uma árvore. Seguidamente, passaram à fase dos ramos, e para tal, enrolaram as embalagens esverdeadas à volta do ferro na zona referente aos ramos. Para revestir o término dos ramos, os alunos fizeram cornucópias através de estreitas tiras de embalagens da mesma cor, para os ramos terminarem de uma forma mais harmoniosa. De seguida, revestiram a base do esqueleto com as embalagens esverdeadas e com uma vaca.
5ª Etapa: ELABORAÇÃO DOS FRUTOS – os alunos começaram por pesquisar imagens de frutos na internet. Posteriormente imprimiram-nos e fizeram moldes em embalagens de cartão. Seguidamente, passaram a decalcar os frutos através dos moldes nas embalagens da Compal do fruto correspondente à embalagem. De seguida, os alunos colaram os frutos em diferentes ramos através de cola quente.
A concretização da 4ª e 5ª fase, foi feita em simultâneo pelos diferentes alunos do clube Eco – Escolas, que foram divididos em dois grupos para o efeito. Um grupo dedicou-se à construção da árvore, e o outro grupo à elaboração dos frutos.