Trabalho do 2.º Escalão
Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira (Funchal)
A convite dos coordenadores do projeto Eco-Escolas da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira, a Formadora de Serviço de Restauração e Bar, Andreia Basílio, desenvolveu o projeto com os alunos das diversas turmas do 1º ano do curso. Neste sentido, produziram-se diversas bananeiras, sendo eleita entre os alunos, a árvore a concurso.
A ideia de criar uma bananeira surgiu pelo fato dos alunos quererem evidenciar um produto regional de grande importância económica, cultural e turística na nossa região (Região Autónoma da Madeira) – a banana. Sendo este concurso apoiado pela Compal e Tetra Pak, os alunos acharam interessante também o facto de a empresa Compal ter lançado recentemente o sumo Compal banana.
Para a elaboração da bananeira, os alunos fizeram um brainstorming de ideias que se converteu rapidamente num projeto atrativo e entusiasmante. Todos os Tetra Pak utilizados foram recolhidos pelos alunos nas suas casas, no restaurante do Hotel Escola e no bar da escola. Foi feito um esforço na divulgação deste projeto e na importância da reutilização e reciclagem.
A base da bananeira foi feita com uma palete danificada que foi reutilizada. O interior do tronco foi feito com tubo PVC de obras antigas, posteriormente foi forrado com embalagens Tetra Pak, com a ajuda de cola quente. As embalagens utilizadas para a realização das folhas, também foram coladas com cola quente e presas com arame. As bananas foram recortadas e coladas com cola para terem um aspeto mais real. A bananeira foi pintada posteriormente com tinta de spray.
Por fim, a bananeira para além de ser colocada a concurso, todas as congéneres servem de ornamentação da entrada da nossa escola.