Trabalho do 2.º Escalão
Escola EB 2,3 D. João de Portel (Portel)
A - Memória descritiva
1. Materiais
Os materiais utilizados na construção da árvore foram:
- cola de contacto;
- diluente para limpeza das trinchas;
- embalagens da Tetra Pak de vários produtos líquidos em que estão incluídas algumas da marca da SUMOL+COMPAL ;
- fio de nylon;
- folha A4;
- madeira;
- papel de cenário;
- tesouras;
- trinchas;
- X-atos.
2. Metodologias
A metodologia teve como objetivo o alerta para a reciclagem das embalagens tetra pak e o símbolo FSC®. A criatividade, a originalidade, a funcionalidade e indicações didático/ pedagógicas foram o guião para alcançar aquele objetivo.
O processo de construção da árvore, em embalagens da tetra pak, começou pela crição de estruturas individuais (troncos) e posteriormente coladas no conjunto final e outras realizadas sequencialmente no próprio vaso (também construído em embalagens da tetra pak). Este processo foi realizado através da colagem das embalagens com cola de contacto. A limpeza das trinchas foi feita com diluente celulósico.
Mas, em simultâneo com a criação das estruturas, outros grupos de alunos estavam a recortar de embalagens tetra pak: folhas, raízes e frutos. Os frutos eram só recortes de embalagens da Tetra Pak 1L utilizadas pela marca Compal e onde o símbolo FSC® é visível. Estes recortes foram concretizados com tesouras e x-atos. As raízes e as folhas foram coladas à árvore. Os frutos foram pendurados na árvore com fio de nylon.
A árvore foi colada sobre uma base em madeira forrada a papel de cenário: facilita o transporte para diferentes locais de exposição (biblioteca, bar, entrada, átrios, etc.
- Uma legenda em folha A4 foi colocada na base da árvore com indicações didático/ pedagógicas sobre as margens das folhas e raízes (nódulos e zona pilosa).
3. Intervenientes
Os intervenientes foram alunos do Agrupamento Vertical de Portel da disciplina de Educação Tecnológica e das três turmas do sétimo ano. O referido implica que os alunos pertencem ao escalão 2: “escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive).”