Trabalho do 1.º Escalão
Jardim de Infância de S. Brás de Alportel (São Brás de Alportel)
Participaram na construção da árvore cerca de oitenta crianças das quatro salas do Jardim de Infância de São Brás de Alportel e as respectivas famílias, bem como todo o pessoal docente (quatro educadoras de infância) e não docente (doze assistentes operacionais e um porteiro).
Tendo como materiais estruturantes colmo e arame, adquiridos pelo agrupamento, a árvore foi realizada no hall de entrada do Jardim de Infância, no centro de um pequeno palco ai existente, sendo composta por:
-tronco principal, com os pacotes leite escolar;
-ramos, a partir de pacotes de leite e de sumo de 1lt;
-folhas recortadas dos pacotes e decoradas pelas crianças com diferentes materiais de desperdício;
-frutos, elaborados com pacotes de sumo.
O produto final apresenta as seguintes dimensões:
- altura do tronco:230cm;
- diâmetro do tronco:165cm;
- altura dos ramos principais (da base/chão até ao ponto mais alto do ramo):240cm;
- distância entre cada um dos quatro ramos principais 330cm
O processo de realização contemplou os seguintes momentos e procedimentos:
Numa primeira fase, o concurso foi divulgado junto das famílias e da comunidade educativa através da afixação dos cartazes. Seguiu-se o contacto individual, por escrito, e através de conversas informais diárias, incentivando as famílias a colaborar na recolha de embalagens tetra pack de leite meio gordo de 1lt (para aproveitar os tons verdes) e sumo campal de 1 lt.
Simultaneamente foi explorada a ideia de construção da árvore junto das crianças, utilizando estratégias diversificadas, que visavam alertar para a importância dos 3`Rs, do respeito pelo ambiente, não esquecendo a importância da dimensão estética que os espaços e materiais ocupam no bem-estar comum. Nesse sentido, foi-se “construindo” e projectando a ideia de árvore a conceber.
Com o envolvimento devidamente planificado de todas as crianças a árvore foi sendo construída ao longo de duas semanas, com a participação das crianças em pequenos grupos e em interacção entre salas. Também em cada uma das salas o trabalho decorria, quer individualmente, quer em pequeno ou grande grupo, contemplando todas as áreas de conteúdo e domínios das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar.
Após a sua conclusão, foram enviados convites a quatro turmas de educação pré-escolar do agrupamento que se têm deslocado à nossa instituição para observação da árvore e audição de uma história em seu redor.
A nossa árvore dá frutos? Sim! A partilha, o diálogo, a negociação, o desabrochar da imaginação e da criatividade, o saber esperar, o saber negociar, o aprender a respeitar…porque “o planeta terra é a nossa casa” e queremo-lo em perfeita harmonia